08 de Janeiro de 2016

Cupim gaúcho e recheado na grelha

1677

Confira essa dica para surpreender no próximo churrasco.

No post anterior, sugerimos que você experimentasse cortes diferentes para o seu churrasco. Por isso, nada mais justo do que lhe darmos uma dica que é garantia de sucesso.

Hoje vamos lhe ensinar a assar um cupim rechado na grelha. O corte de cupim não é uma escolha tradicional para o churrasco em geral, mas é uma tradição gaúcha que vai lhe dar a chance de experimentar uma carne muito saborosa.

Para fazer o cupim na grelha, primeiro você deverá levá-la à panela de pressão para amaciar a carne. Depois, na grelha, terminaremos de assá-lo para deixar aquela casca crocante que todo mundo gosta.

O bom dessa receita é que você poderá deixar o cupim na panela de pressão enquanto prepara as outras carnes na churrasqueira, pois o tempo na grelha para finalizá-la é bem curto.

Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • Uma peça de cupim com cerca de 2kg
  • 4 tabletes de caldo de costela
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de cominho em pó
  • 250 gramas de bacon
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Com uma faca grande, faça furos no cupim. Depois, pique o bacon e frite em uma panela de pressão. Quando o bacon estiver crocante, remova-o da panela de pressão deixando a gordura lá e recheie os furos do cupim com ele.

Pique o alho e a cebola e refogue na gordura do bacon que ficou na panela de pressão. Quando já estiver refogado, isto é, com a cebola já translúcida e macia, tempere o cupim com sal e pimenta, e coloque-o na panela de pressão junto com os tabletes de costela e o cominho em pó.

Cubra todos os ingredientes com água, feche a panela de pressão e leve ao fogo por cerca de 50 minutos. Passado esse tempo, retire o cupim da panela para finalizá-lo na grelha.

Corte o cupim em fatias de 3 a 4 centímetros e leve ao fogo alta na grelha, realmente perto do fogo, pois queremos deixar o seu exterior crocante. Bastam dois minutos na grelha para cada lado das fatias do cupim para deixá-lo pronto para comer.

Tire da grelha e sirva imediatamente. Bom apetite!

Comentários