29 de Janeiro de 2016

Como fazer filé mignon com molho de mostarda

1219

Confira nossa receita de filé mignon com chips de mandioquinha.

Pela sua maciez e suculência, o filé mignon é o corte perfeito para fazer receitas com os mais diferentes molhos. Não é por acaso que o strogonoff de filé mignon é uma paixão nacional! 

A nossa receita de hoje é uma variação do molho strogonoff tradicional no Brasil acompanhado de chips de mandioquinha. Se você desejar, pode trocar a mandioquinha por qualquer outro vegetal da sua preferência, como batatas, beterrabas e até de bananas da terra!

Para iniciar, vamos fazer os chips de mandioquinha. Você irá precisar da própria mandioquinha, de uma forma para levar ao forno, azeite de oliva extra-virgem, sal e ervas aromáticas da sua preferência. 

Um detalhe interessante é que se você lavar bem a mandioquinha, não é necessário tirar a sua casca.

Para começar, pré-aqueça o forno em fogo médio enquanto você fatia a mandioquinha o mais fino possível. Inclusive, se você tiver um fatiador de vegetais, recomendamos usá-lo. 

Em um recipiente, coloque as fatias de mandioquinha e tempere-as com o azeite de oliva extra-virgem, o sal e as suas ervas aromáticas preferidas. A quantidade de azeite de oliva dependerá de quantas fatias de mandioquinha você tem, mas basta usar o suficiente para deixar todas bem untadas - assim, não precisamos colocar mais azeite ou óleo no forno. 

Distribuia os chips de mandioquinha na forma deixando um espaço entre elas e leve ao forno por 10 a 20 minutos ainda em fogo médio, dependendo da potência do seu fogão. Passados 10 minutos, o ideal é conferir se os chips já estão douradinhos. 

Quando você ver que um dos lados do chips de mandioquinha está dourado, retire do forno e vire, levando ao fogo mais uma vez pelo mesmo tempo. Depois é só tirar do forno e servir.

Enquanto você espera os chips de mandioquinha virados ficarem prontos, podemos passar à preparação do filé mignon com o molho de mostarda.

Para duas pessoas, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 250 gramas de filé mignon, como esse da nossa linha Nova Mesa
  • 1 cebola
  • 3 colheres de conhaque
  • 1 colher de molho inglês
  • 1 colher de mostarda
  • 200 gramas de champignon
  • 1 pitada de páprica doce
  • Pimenta do Reino a gosto
  • Sal a gosto
  • 200 gramas de creme de leite fresco

Pique a cebola em cubos bem pequenos, os champignons em pedaços e reserve. Para o filé mignon, faça tiras caso você tenha comprado um pedaço inteiro e tempere com sal.

Leve a carne e a cebola para uma frigideira bem quente com óleo até que o filé mignon esteja dourado e a cebola translúcida. Então acrescente o conhaque e deixe flambar: o conhaque irá pegar fogo na panela, evaporando todo o álcool e deixando apenas o seu sabor.

E não preocupe-se com a chama ao flambar, rapidamente ela se extingue. Caso demore para o conhaque pegar fogo, incline levemente a frigideira em direção ao fogo para que todo o conhaque se acumule em um canto perto da boca do fogão, isso irá acelerar o processo de flambar.

Após flambar, acrescente o creme de leite fresco, o champignon, a mostarda, o molho inglês, uma pitada de páprica doce e pimenta do reino a gosto. Misture bem e deixe ferver. 

Agora com o filé mignon com mostarda pronto, basta servir com os chips de mandioquinha e arroz branco. Bom apetite!

Comentários