23 de Março de 2016

Churrasco de alcatra completa na manteiga

1385

Veja como preparar um corte de até 3kg na churrasqueira.

Essa receita é excelente para um grande churrasco, pois você só precisaria alguns acompanhamentos para essa carne. Hoje lhe ensinaremos a fazer uma peça de até 3kg de alcatra completa na churrasqueira que ficará deliciosa - a alcatra completa é um corte do boi que contém a picanha, a maminha e o miolo da alcatra.

Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 peça de alcatra completa de aproximadamente 3kg
  • 2 kg de sal grosso
  • 2 cabeças de alho
  • 3 xícaras de chá de creme de leite fresco
  • 6 colheres de sopa de manteiga
  • Pimenta do reino a gosto

Tempere a carne com a pimenta do reino e reserve. Em uma assadeira, disponha duas folhas de papel-alumínio em formato de cruz. 

Espalhe 1 kg do sal grosso sobre o papel-alumínio formando uma camada de cerca de 1 cm de espessura, disponha a carne sobre o sal e salpique o restante do sal sobre ela. Não é necessário esfregar o sal na carne, basta salpicá-lo. 

Feche as pontas da cruz do papel-alumínio para formar um envelope e leve à churrasqueira sobre uma grelha a 30 cm do fogo por aproximadamente uma hora. Enquanto esperamos a carne ficar pronta na churrasqueira, vamos fazer o molho amanteigado.

Amasse os dentes de alho e leve à uma panela - mas nós não iremos refogá-lo. Junte o creme de leite e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos ou até que o alho amacie.

Deixe o molho esfriar e bata no liquidificador. Devolva à panela em fogo baixo e vá juntando a manteiga aos poucos, sempre batendo com um garfo. 

Tempere com pimenta do reino e reserve. 

Após uma hora no fogo, retire a alcatra da churrasqueira e deixe descansar por 10 minutos. Retire então a camada de sal do topo, levante a carne e use a parte de trás de uma faca para retirar todo o sal. 

Corte e sirva imediatamente com o molho amanteigado de alho! 

Comentários