Relatório de Sustentabilidade

Expressa na missão da Minerva Foods, a sustentabilidade é um componente essencial na execução estratégica dos negócios e na governança corporativa.
Da origem da matéria-prima à mesa dos clientes, a Companhia assume uma posição pioneira em relação à essa área. As práticas de Pecuária Sustentável disciplinam o comprometimento social, ambiental e econômico para as cadeias de valor de produção, processamento e distribuição de alimentos de qualidade.

A Minerva Foods é a única do setor na América Latina a obter reconhecimento da International Finance Corporation, do Grupo Banco Mundial, por atuar com práticas sustentáveis e geração de valor para toda a cadeia produtiva.

 

 

Com o intuito de reforçar a transparência nas atividades, conquistas, desafios e resultados, a Minerva Foods publica o seu Relatório de Sustentabilidade desde 2011.

É utilizado o padrão de publicação da Global Reporting Iniciative (GRI), com os aspectos mais relevantes levantados por stakeholders.

Acesse o relatório e conheça mais sobre a Minerva Foods:

 


 

Pecuária Sustentável

Os critérios de originação de matéria-prima da Companhia garantem que as fazendas e os parceiros fornecedores não estejam relacionados com trabalho análogo ao de escravidão; violência no campo e conflitos agrários; áreas embargadas; unidades de conservação e áreas de proteção; terras indígenas e desmatamento na Amazônia.

O sistema de monitoramento de originação executa diariamente a verificação de todas as compras de gado da empresa no Brasil, por meio de listas oficiais e dados geoespaciais produzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Para mais informações, acesse o Relatório de Sustentabilidade link.

Está disponível o calendário de originação para as compras no Pará com os fornecedores monitorados.
Acesse aqui o calendário de originação

Pactos pelo desenvolvimento da pecuária no Brasil

Pacto da Pecuária

Pacto pela erradicação do trabalho escravo no Brasil

Compromisso Público da Pecuária

Assegurando a transparência, a Minerva Foods publica anualmente os resultados da auditoria de terceira parte do sistema de monitoramento de originação de matéria-prima.

Acesse os relatórios de auditoria do Compromisso Público da Pecuária:

Plano de Trabalho Minerva 2016

Plano de Trabalho Minerva 2015

Plano de Trabalho Minerva 2014

Relatório de auditoria - Compromisso Público da Pecuária 2015

Relatório de auditoria - Compromisso Público da Pecuária 2014

Relatório de auditoria - Compromisso Público da Pecuária 2013

 

Sistema Gestão Integrado

Promovendo a melhoria contínua nos processos da Minerva Foods com foco em resultados, o Sistema de Gestão Integrado (SGI) agrega as áreas de Segurança de Alimentos, Responsabilidade Social, Saúde e Segurança e Meio Ambiente de forma colaborativa.

As diretrizes do SGI são:

  • Promover e proteger a saúde e segurança das pessoas que trabalham na Minerva;
  • Respeitar o meio ambiente através da prevenção da poluição e conservação da natureza;
  • Oferecer produtos alimentícios seguros e de qualidade, e trabalhar na melhoria contínua;
  • Respeitar os colaboradores;
  • Cumprir a legislação;
  • Buscar atender as necessidades e expectativas de seus clientes.

Meio Ambiente

A Minerva Foods adota medidas para mitigar os possíveis impactos ambientais de suas operações. A Companhia possui metas para redução no consumo de água em seus processos, realiza investimentos constantes em sistemas para tratamento de efluentes líquidos, disposição adequada de resíduos sólidos, controle de emissões atmosféricas, além de cumprir com as exigências da Legislação Ambiental em vigor nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

Responsabilidade Social

A responsabilidade social é desenvolvida na Minerva Foods de acordo com o contexto local das unidades de negócio. A Companhia promove o bem-estar para colaboradores e comunidade de forma a gerar valor aos envolvidos. A atenção às pessoas transparece na integração interna e na troca de experiências nos países em que está presente. Os laços estabelecidos com sociedade, lastreado na solidez operacional, fortalece esse vínculo.

Segurança de Alimentos

A Minerva Foods possui programas de autocontrole implementados e monitorados diariamente em suas unidades como: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, em inglês Hazard Analysis and Critical Control Point), Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO), Procedimento Sanitário Operacional (PSO), Material de Risco Especificado (MRE), Bem-Estar Animal (BEA), Boas Práticas de Fabricação (BFP), entre outros. Todas as unidades de produção são inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Federal, sendo habilitadas para os mais diversos países, com base em rigorosos controles sanitários, supervisionados frequentemente pelos órgãos reguladores.

Saúde e Segurança

Garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável é um valor para a Minerva Foods. A Saúde e Segurança dos colaboradores são mantidas através da gestão dos riscos, do comportamento seguro e do aprendizado contínuo. As condições laborais e as instalações são mantidas de acordo com as melhores práticas do mercado e em cumprimento à legislação. Para tanto, há investimentos em sistemas e capacitação da equipe, procedimentos e programas de segurança, equipamentos de proteção coletiva e individual.

 


 

Relacionamento

A Minerva Foods tem no relacionamento com seus públicos um componente essencial para o desenvolvimento sustentável da Companhia.
Para um engajamento efetivo, a forma de se relacionar é adaptada da melhor maneira, de acordo com o público, sendo também disponibilizado canais específicos para cada um.

Programas de apoio aos fornecedores de gado são mantidos junto com um contínuo engajamento setorial A Minerva Foods atua no Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), a mesa redonda de carne sustentável no Brasil, além de se relacionar com sociedade civil, governo, academia e demais atores da cadeia pecuária.

Conheça mais sobre os programas de relacionamento com fornecedores de gado no link abaixo.